terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

CHEIAS EM MOÇAMBIQUE E AUSTRÁLIA, DESAFIOS PARA OS PRÓXIMOS TEMPOS!

"A província do Niassa, em resultado das inundações e cheias provocadas pela ocorrência de chuvas intensas e prolongadas, foi mais uma vez atingida de forma trágica, tendo sido afetadas cerca 50 mil pessoas, em particular na zona da cidade de Chókwè, em Gaza.

O carácter regular deste tipo de catástrofe, em geral sempre presente nos meses de Janeiro e Fevereiro, em resultado da presença na região da convergência  intertropical, coloca a necessidade de estudar medidas que melhorem as existentes, tendo em vista atenuar progressivamente os efeitos trágicos deste tipo de catástrofe.

A vulnerabilidade das populações ( riscos e perdas ), estão bem expressas nas palavras de Jorge Macuácua, presidente do município de Chókwè, ... "até este momento há populações que se encontram por cima dos tectos das suas casas. Destas, algumas não conseguiram sair a tempo e outras simplesmente resistiram aos alertas que vinham sendo dados pelas autoridades”. 


A imagem "evacuações"revela bem de que forma as populações são atingidas: 


                                                       Província de Niassa, Moçambique

No próximo encontro técnico da Rede de Cidades "Proteção Civil", a realizar em Outubro em Angola na cidade de Huambo, a presença do representante de Moçambique na Rede, poderá ser excelente oportunidade para se refletir e procurar vias e soluções que ajudem a Província do Niassa, a responder melhor, em particular em áreas como:


  • Vulnerabilidade das populações; 
  • Formas e localização da ocupação do espaço em zonas de risco:
  • Natureza e importância dos impactos 
  • Educação das populações e sistemas de alarme;
  • Meios e apoio e investimentos Municipais ( construção de diques...)
Este tipo de catástrofes naturais ocorre em muitas regiões do Globo, Brasil em 2012 e há poucos dias na Austrália, onde as águas subiram 14 metros acima do leito normal e afetaram populações, obrigando "... 3.800 residentes da localidade de Saint George, sudoeste do estado  de Queensland, a abandonarem as suas casas para evitarem ficar isolados devido à impossibilidade de construir, diques que contenham as águas."
Austrália

Cidade da Praia, 01 de Fevereiro de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário