quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

ONDAS ATINGEM ILHAS SALOMÃO APÓS TERRAMOTO.

Quatro vilas de Santa Cruz foram atingidas pelas ondas. Os funcionários de serviços de desastres estão enfrentando dificuldades para alcançar áreas remotas apõs o tsunami inundar a pista do aeroporto mais próximo.


Pelo menos cinco pessoas morreram e três ficaram feridas, após um violento terramoto de 8,0 graus de magnitude nas Ilhas Salomão, que provocou alertas de tsunami em outras áreas do Pacífico.

Entre os cinco mortos estão uma criança e quatro idosos - três mulheres e um homem, informou à AFP Chris Rogers, enfermeira do hospital de Lata nas ilhas Santa Cruz, pertencentes ao arquipélago das Salomão.

O forte terramoto que atingiu as Ilhas Salomão, nesta quarta-feira, 6, gerou um tsunami de até 1,5 metros de altura, danificando casas e deixando várias pessoas desaparecidas. As autoridades cancelaram alertas de tsunamis em ilhas mais distantes.

As Ilhas Salomão englobam mais de 200 ilhas com uma população de cerca de 552 mil pessoas. Elas estão localizadas no "Anel de Fogo" - um arco de terremotos e zonas vulcânicas que se estende ao redor do Pacífico e onde ocorrem cerca de 90% dos tremores mundiais.

O centro de pesquisa geológica dos EUA disse que o terramoto foi sentido a 81 quilómetros ao oeste de Lata a uma profundidade de 28,7 quilómetros. 

Fonte: As informações são da Associated Press.


Sem comentários:

Enviar um comentário