terça-feira, 25 de junho de 2013

INMG CONFIRMA CHUVAS NORMAIS ENTRE JULHO E SETEMBRO

O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) confirma os dados avançados em primeira-mão pelo a semana online, que apontavam para a probabilidade de ocorrência de precipitações normais ou abaixo de normais entre Julho e Setembro.
A previsão sazonal do INMG, que suporta a sua informação nos documentos produzidos no encontro de Abuja, Nigéria, realizado entre os dias 27 e 31 de Maio, indica que a África Ocidental vai registar precipitações iguais ou superiores à média sobre o Sahel, entre Mauritânia, Senegal e zona central do Níger.
A este do Sahel, as precipitações serão perto ou abaixo da média, o mesmo deverá ocorrer na costa da Guiné, Camarões e Libéria. Nas restantes zonas, as probabilidades apontam para precipitações muito próximas das normais.
Em relação a Cabo Verde, o INMG diz que os dados apontam para a existência de condições favoráveis entre os meses de Julho e Setembro e probabilidade de precipitações normais, ou ligeiramente abaixo do normal. "Não existem sinais estatisticamente significativos quanto à probabilidade das precipitações serem superiores ao normal", lê-se no documento produzido pelo Instituto.
Em relação à média dos últimos anos, diz, existe uma maior probabilidade de aparecimento em larga escala da Monção Ocidental Africana ser mais tardia este ano. "Caso isso venha a acontecer, existe uma elevada probabilidade de a época das chuvas começar mais tarde em Cabo Verde", acrescenta.
O instituto observa, entretanto, que estas previsões são uma espécie de antecipação de ocorrências em grandes superfícies e num período relativamente longo - três meses - pelo que apresenta alguma margem de erros quando aplicados à escala local. O INMG lembra ainda que estes dados são previsões pelo que, embora importantes, devem ser considerados apenas indicadores. 

Fonte: A semana online, 25/06/2013

Sem comentários:

Enviar um comentário