quarta-feira, 25 de setembro de 2013

SISMO NO PAQUISTÃO FEZ PELO MENOS 65 MORTOS

Um sismo de magnitude de 7,8 na escala de Richter foi registado, esta terça-feira, no sudoeste do Paquistão, anunciou o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos. Há 65 mortos confirmados.
O forte sismo ocorreu às 16:29 horas, a uma centena de quilómetros da cidade de Khuzdar, na província paquistanesa pouco povoada do Baluchistão, a uma profundidade de 15 quilómetros, acrescentaram o Instituto de Geofisica dos Estados Unidos e o serviço meteorológico paquistanês.
Os serviços de emergência confirmam a existência de 33 mortos e 24 feridos.
O sismo foi sentido na capital indiana de Nova Deli e nas grandes cidades do sul do Paquistão, como a metrópole económica Carachi, de acordo com a agência moticiosa francesa AFP.
"Foi um sismo forte (...) esperamos réplicas", declarou à cadeia GEO o chefe dos serviços sismológicos paquistaneses, Zahid Rafi.
"A região atingida é pouco povoada, sem edifícios altos, prevejo que as perdas sejam pequenas", acrescentou.
Imagens dos canais de televisão paquistaneses mostraram casas completamente destruídas e habitantes desesperados em frente às ruínas.
Cerca de 200 soldados e várias equipas médicas foram enviados para as zonas atingidas, segundo um responsável militar paquistanês.
O primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, atualmente em Nova Iorque para a Assembleia Geral da ONU, apresentou condolências às famílias das vítimas e pediu ao exército e às autoridades competentes para fazerem todos os esforços no sentido de ajudar as populações afetadas, segundo um comunicado dos serviços de imprensa citado pela France Presse.
Em abril, um sismo de 7,8 de magnitude, com epicentro no sudeste do Irão, próximo da fronteira com o Baluchistão, causou 41 mortos, dos quais 40 numa pequena aldeia paquistanesa.
 
Fonte: Jornal de Notícias, 25 Setembro de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário