quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

PORTUGAL: MAU TEMPO. CHUVA FORTE, VENTO, QUEDA DE NEVE E AGITAÇÃO MARÍTIMA ATÉ SEXTA


Todos os distritos do continente vão estar até quinta-feira sob aviso laranja e amarelo por causa da agitação marítima, chuva, neve e vento.

A chuva forte, o vento, a queda de neve e a agitação marítima vão afetar Portugal continental até sexta-feira devido à passagem de superfícies frontais, adiantou hoje à agência Lusa o meteorologista Manuel João Lopes.
O meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explicou que está previsto até às 19:34 de sexta-feira episódios de precipitação, vento, agitação marítima e queda de neve devido a uma forte corrente de oeste no Atlântico Norte e a passagem de superfícies frontais.
"Para hoje e para os próximos dias, temos uma alternância entre situações em que há um agravamento do estado do tempo devido à aproximação de superfícies frontais. Este agravamento reflete-se em termos da quantidade de precipitação, de vento, queda de neve e de agitação marítima", referiu.
Todos os distritos do continente vão estar até quinta-feira sob aviso laranja e amarelo por causa da agitação marítima, chuva, neve e vento.
"A partir das 12:00 de hoje já temos aviso de precipitação correspondente a períodos de chuva forte para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Vila Real. A partir das 15:00 ficam também os distritos de Coimbra, Viseu e Bragança sob aviso amarelo, depois das 18:00 ficam os distritos da Guarda, Castelo Branco e Leiria e a partir das 21:00 Lisboa, Setúbal, Santarém, Portalegre e Évora", adiantou Manuel João Lopes.
Por causa da agitação marítima, o IPAM colocou sob aviso amarelo, o segundo mais grave de uma escala de quatro, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Évora até às 23:00 de quinta-feira.
De acordo com o IPMA, está previsto uma altura significativa das ondas na costa ocidental, entre cinco e sete metros, podendo atingir alturas máximas de entre oito e dez metros.
O IPMA colocou também sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, até ao final de quita-feira todos os distritos do continente por causa da chuva forte e persistente, do vento forte (que podem atingir os 100 quilómetros/hora nas terras altas) e da queda de neve acima de 600/800 metros.

Fonte: Agência Lusa, 04 de Fevereiro de 2014


Sem comentários:

Enviar um comentário