quarta-feira, 16 de abril de 2014

III SEMANA DE PROTEÇÃO CIVIL | CASCAIS FEVEREIRO2014


Pelo terceiro ano consecutivo, a semana da Proteção Civil de Cascais teve lugar nas instalações do centro comercial CascaiShopping entre os dias 24 de fevereiro e 2 de março de 2014, englobando assim as comemorações do dia 1 de Março, Dia Mundial da Proteção Civil.

Foram convidados os estabelecimentos de ensino do concelho e a população em geral a visitar a Semana da Proteção Civil com o objetivo de mostrar o trabalho realizado pelo serviço municipal de proteção civil, os meios disponíveis e os diferentes agentes de proteção civil, através de diversas atividades promovidas pelas entidades representadas. As atividades começaram às 9 horas e terminaram às 23 horas, sendo este horário pensado para que exposição fosse visitada por diferentes franjas populacionais.

Durante a Semana da Proteção Civil foram ministradas ações de sensibilização, pela equipa de sensibilização e por elementos do INEM, a todos os alunos das escolas convidadas. O local foi, mais uma vez, o Cinema Zon Lusomundo do CascaiShopping, onde os alunos tiveram a oportunidade de aprenderem os procedimentos que devem ter quando ligam para o número europeu de emergência, o 112, bem como o material necessário para colocarem no kit de emergência.
 
A exposição foi visitada por crianças com necessidades educativas especiais, para as quais foi destacado um colaborador do SMPC, para acompanha-las durante a visita. Recebemos cerca de 15 crianças, englobadas em turmas do 1º ciclo, mas todas mereceram um acompanhamento personalizado. Em todos os casos tentámos não evidenciar as diferenças, embora tenhamos adequado o conteúdo expositivo às necessidades particulares de cada caso.

No dia 28 de fevereiro, entre as 9h e as 12h teve lugar, também no Cinema Zon Lusomundo do CascaiShopping, um seminário sobre “Fenómenos extremos e tsunamis em Cascais” onde foram convidados oradores da comunidade científica portuguesa e aberto à população em geral mediante inscrição gratuita.

Consideramos que foram cumpridos os objetivos, quer do ponto de vista de participação da população quer do ponto de vista da colaboração de todas entidades envolvidas. Porque a modéstia em excesso não deixa de ser vaidade, sentimo-nos orgulhosos da realização deste evento.

Luís Cecílio | SMPC Cascais

Sem comentários:

Enviar um comentário