segunda-feira, 2 de junho de 2014

CABO VERDE: INCÊNDIO CONSOME 70 HECTARES NOS MOSTEIROS

Cerca de 70 hectares de floresta foram consumidos por um incêndio que deflagrou no último fim-de-semana, na zona florestal de Piorno, concelho dos Mosteiros. A pronta intervenção da população e das autoridades impediu que a área fosse ainda maior.
A zona de Piorno, onde se registou o foco do incêndio, é utilizada por criadores de gado caprino, que se confrontam frequentemente com a Coordenação do Parque Natural do Fogo (PNF). Há uma semana um agente da Polícia Florestal deteve um grupo de pessoas e apreendeu as lenhas e os materiais usados na extracção ilegal.
Anualmente no perímetro florestal de Monte Velha registam-se vários incêndios, alguns de grande proporção. As autoridades acreditam tratar-se de fogo posto. As autoridades identificaram um individuo que há dias efectuava limpeza do terreno na área onde o incêndio deflagrou para possíveis investigações.
A zona atingida neste fim-de-semana é de difícil acesso e o trabalho ficou também dificultado pela falta de recursos, mas a pronta intervenção dos residentes de chã das caldeiras foi crucial para atenuar o incêndio.
Estas situações colocam novamente a nu, uma vez mais, as fragilidades da ilha quanto aos serviços de Protecção Civil. Há muito que os foguenses clamam por um serviço de bombeiros à altura, com capacidade de agir a tempo e hora em caso de emergências. 

Fonte: Correio das Ilhas, 02 de Junho de 2014

1 comentário:

  1. Sempre que o fogo afecta qualquer ilha de Cabo Verde, as perdas, as consequências que resultam são enormes, em particular na perda de água infiltrada, na protecção do solo, no arvoredo,...enfim, recursos importantes que se perdem...cuja recuperação é lenta num país tão vulnerável como Cabo Verde. Os fogos postos são um problema universal, é verdade...cabe a cada país encontra medidas que reduzam o peso e a dimensão de tal flagelo...e isso bem o sabe o povo de Cabo Verde ..."flagelados do vento leste"...que sempre lutam por florestar as suas ilhas, combater secas e atenuar a escassez das águas das chuvas...faz isso...de forma exemplar, assim como sabe que para prevenir fogos, proteger a floresta ( implantada a tanto custo ) tem que associar as populações, encontrar os caminhos, as soluções que possibilitem às populações obter lenha, dispor de pastos, ter madeira...necessidades de sempre... que urge encarar e dar resposta de forma conjunta em diálogo e colaboração com as populações...trabalho de ontem, de sempre, condição indispensável para defender, salvaguardar recursos tão importantes como é a floresta em Cabo Verde..Cabo Verde sabe...como é igualmente necessária a melhoria dos serviços de Protecção Civil...em pessoal com formação, meios e equipamentos...sabemos como é difícil...que os custos são elevados, que outras prioridades existem...fazer o possível, no rumo certo, com as condições existentes é o desafio, a responsabilidade, o caminho... esse que Cabo Verde trilha...

    ResponderEliminar