terça-feira, 8 de julho de 2014

Ferramentas para profissionais: o portal da mudança climática da Nasa

A Nasa desenvolveu um site completo com informações que serão muito úteis para os especialistas interessados em temas relacionados ao ambiente. Em seu portal Global Climate Change (http://climate.nasa.gov/) podem ser acessados de uma só vez dados muito relevantes como a taxa de redução do gelo do Ártico, as partes por milhão de CO2, a taxa de aumento anual do nível do mar, o nível de aumento da temperatura global e a quantidade de gelo continental que se perde a cada ano, expresso em bilhões de toneladas. O portal está dividido em seções como: indicadores-chave (com estatísticas), evidência da mudança climática, causas e efeitos, imagens, vídeos, ferramentas interativas, recursos para meteorologistas e pesquisadores e muito mais.
 
A secção "evidência" contém dados impactantes. Mostra-se claramente que, nos últimos 650 milhões de anos, a Terra não tinha ultrapassado as 300 partes por milhão (ppm) de CO2 até 1950, momento em que este gás se lança para fora do gráfico.
 
Além disso, são disponibilizados dados e estatísticas para analisar a evolução dos efeitos da mudança climática como: o aumento do nível do mar, o aumento global da temperatura, o aquecimento dos oceanos, a fragmentação dos blocos de gelo do Ártico, a redução da camada de gelo no Ártico, o recuo das geleiras, a acideficação dos oceanos e os eventos extremos.
 
A seção de animações multimídia possui ferramentas como o visualizador do gelo global, o visualizador dos níveis dos oceanos, a "máquina do tempo" e o ciclo da água, entre outras.
 
Além disso, são mostrados os dados de diversas organizações vinculadas à pesquisa sobre o ambiente com relação ao rápido aquecimento que ocorreu no planeta desde a década de 50.
 
Convidamos vocês a explorar as diversas seções deste interessante portal e navegar pelos quadros e estatísticas que lhe darão uma ampla visão sobre a evolução do aquecimento global.
 
Para os usuários de iPad (1), a Nasa também preparou um aplicativo que permite ver fotografias de todos os continentes em que podem ser vistos os efeitos da mudança climática. Infelizmente, não há um aplicativo similar para o Android. No entanto, todos os usuários de computador poderão observar as mudanças no planeta através do site http://climate.nasa.gov/state_of_flux
 

Sem comentários:

Enviar um comentário