segunda-feira, 20 de outubro de 2014

OMS DECLARA O FIM DA EPIDEMIA DE ÉBOLA NA NIGÉRIA

A organização Mundial de Saúde (OMS) declarou nesta segunda-fira oficialmente que a Nigéria está livre de Ébola, depois de ter passado os 42 dias necessários - dois períodos de incubação - sem nenhum novo caso de contágio confirmado.
"A epidemia na Nigéria foi derrotada. É um êxito espetacular que mostra ao mundo que o Ébola pode ser contido", disse o representante da OMS em Abuja, Rui Gama Vaz.
Também na passada sexta-feira, a OMS anunciou que o Senegal também tinha ultrapassado o mesmo período sem nenhum novo caso de contágio.
" A OMS declara oficialmente o fim da epidemia de Ébola no Senegal e felicita este país pela sua prontidão para acabar com a transmissão do vírus", referiu a organização, num comunicado divulgado em Genebra.
A chegada do Ébola à Nigéria, o país de maior população de África, com um sistema de saúde precário, disparou os tremores de uma rápida propagação do vírus. Mas a epidemia foi contida com um balanço de 20 vítimas, incluindo oito mortes, graças a uma resposta rápida e eficaz das autoridades.
Além de vigiar 900 casos considerados de risco, a Nigéria adoptou controlos nos aeroportos e portos do país.
As viagens ao exterior não foram proibida, mas a principal companhia aérea do país, Arik Air, suspendeu os voos para Libéria e Serra Leoa, que a par da Guiné-Conacri são os trê
s países mais afectados Ébola.

Fonte: Notícias Sapo Cabo Verde, 20 Outubro 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário