quinta-feira, 27 de novembro de 2014

ILHA DO FOGO: POVOAÇÃO DE PORTELA PODERÁ SER ENGOLIDA NAS PRÓXIMAS HORAS - PROTECÇÃO CIVIL

A povoação de Portela, em Chã das Caldeiras, poderá ser engolida nas próximas horas pelas lavas que, segundo o presidente do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB), Arlindo Lima, registam neste momento um aumento de intensidade.
Em declarações à Inforpress, Arlindo Lima disse que ao contrário das informações “animadoras” avançadas na tarde de quarta-feira, 26, regista-se hoje um aumento da actividade sísmica no interior do vulcão.
“Neste momento, temos outros dados de que estamos tendo o aumento da actividade sísmica, isto quer dizer que estamos tendo uma grande movimentação de lavas no interior do vulcão e que nas próximas horas vamos ter um aumento da emissão de lavas”, precisou.
Na tarde de quarta-feira havia apenas uma boca de emissão de lavas, que corriam a uma velocidade de três metros por hora. Entretanto, hoje por volta das 09:00 estavam três bocas a emitir lavas, indicou aquele responsável.
“Isto quer dizer que nas próximas horas vamos ter o aumento das correntes de lavas e consequentemente teremos o aumento da velocidade da lava que avança para a zona de Portela”, disse Arlindo Lima.
Em Cova Tina, onde foi aberta uma via de acesso, a lava voltou a correr e nas próximas horas essa via alternativa poderá voltar a ser obstruída, complicando o transporte dos bens das pessoas, que já se demonstram desanimadas.
Ate às 09:00 desta quinta-feira, 15 casas já tinham sido engolidas pelas lavas que destruíram parcialmente a sede do Parque Natural do Fogo.


Fonte: Sapo noticias Cabo Verde, 27 de Novembro 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário