quarta-feira, 1 de abril de 2015

ESTA MADRUGADA UM INCÊNDIO DESTRUIU UM DOS ÍCONES MAIS IMPORTANTES DE BENGUELA

Esta madrugada um incêndio de enormes proporções destruiu completamente o edifício do antigo cabo submarino, depois escola alemã e mais recentemente, depois de reabilitado, sede da Direcção Provincial da Cultura de Benguela.

Edifício da ex-Companhia do Cabo Submarino – este edifício de ferro e madeira chegou desmontado a Benguela, vindo da Inglaterra. No princípio do século XIX constituía a via privilegiada das telecomunicações, unindo Londres a Cape Twon. Foi em 1889 que lançaram os cabos telegráficos pela costa ocidental africana. A West African Telegraph Company, na  cidade do Cabo, ficou ligada ao Namibe, a Benguela e a Luanda. Quatro anos depois o cabo dava literalmente a volta ao mundo, revolucionando as comunicações. Mais tarde funcionou a Escola Alemã. É um Monumento Histórico Nacional, classificado.
Com mais de 100 anos de existência, esta obra de  rara beleza, ex-libris da terra das acácias rubras, deixou de existir. Por negligência, incúria.....?
Quando o incêndio de enorme dimensão deflagrou somente 1 carro de bombeiros se deslocou para o local e os meios disponibilizados para o seu combate foram manifestamente insuficientes. Porquê...?


Sem comentários:

Enviar um comentário