quinta-feira, 10 de setembro de 2015

CABO VERDE: CHUVAS DEIXAM AVULTADOS ESTRAGOS NA ILHA DE SANTIAGO

As chuvas que caíram esta terça-feira,9, com intensidade provocaram avultados estragos e cortes de estradas no interior de Santiago, principalmente em Santa Cruz, São Lourenço dos Órgãos, São Salvador do Mundo e Santa Catarina. Propriedades agrícolas destruídas, casa de famílias inundadas, enxurradas, deslizamento de terras dificultaram a circulação de viaturas. O Instituto de Estradas está no terreno a repor os acessos.
Em São Lourenço dos Órgãos, o presidente substituto da Câmara Municipal, Ildo Albertino Varela, está no terreno a fazer o levantamento dos prejuízos e fala em avultados estragos no concelho. Segundo Ildo, a situação é preocupante uma vez que casas de várias famílias das zonas altas como Pico de Antónia e São Jorge ficaram inundadas.
Vias de acesso, principalmente na ponte de Cerrado, estão destruídas, o que impede que as autoridades chegam à essas localidades. O vereador de Administração e Obras diz que as informações só chegam por telefone. Alguns furos que tinham sido reparados ficaram danificados. Propriedades agrícolas, principalmente as que ficam no leito das ribeiras, e ainda carcaças de uma oficina, fornalhas, para além de ladeiras foram arrastadas pelas cheias. Mas a barragem do Pilão transbordou.
Em Santa Cruz, bananais perto do túnel e uma parte do alcatrão foram destruídos, bem como outras propriedades agrícolas. A maior preocupação é com a população de Boaventura. É que falta apenas dez metros para a água invadir esta zona perto da barragem de Figueira Gorda. Agricultores da Ribeira dos Picos, que perderam suas hortas, falam em prejuízos superiores a mais de 700 contos.
Nos Picos e Santa Catarina, para além de casas inundadas, vias de acesso cortadas deixaram os moradores isolados.No primeiro concelho, a barragem de Faveta continua a transbordar enquanto no segundo a barragem de Saquinho, está prestes a transbordar.
No concelho de Tarrafal houve enxurradas, enquanto em Serra Malagueta registou-se desabamento de rochas cortando a via de acesso. Na Calheta a chuva não fez estragos. No município da Praia houve apenas enxurradas. Curiosamente, a barragem de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago recebeu pouca chuva.
Para facilitar a circulação e acesso às diversas localidades e aos centros da ilha de Santiago, Ildo Albertino Varela diz que os técnicos do Instituto de Estradas (IE) e da Protecção Civil estão em alerta para intervenção nas zonas afectadas pelas cheias. Alguns acessos já foram repostos.
O IE apela aos condutores que circulem com cuidados redobrados, devido à queda de árvores e enxurradas. Devem adoptar medidas de condução defensiva e velocidade moderada, para prevenir acidentes na estrada que liga São Lourenço dos Órgãos a São Salvador do Mundo.

Fonte: A Semana, 10 de Setembro 2015 


Sem comentários:

Enviar um comentário