segunda-feira, 11 de abril de 2016

ÍNDIA: INCÊNDIO MATA MAIS DE 100 PESSOAS

Um incêndio provocado por fogo-de-artifício, que deflagrou este domingo num templo indiano, causou pelo menos 102 mortos e 280 feridos, segundo um novo balanço oficial. As vítimas estavam num tempo hindu de Puttingal Deva, na província de Kerala, sul da Índia, para celebrar o festival Vishu, quando o local de lançamento do fogo-de-artifício a ele associado explodiu.
O primeiro-ministro Narendra Modi considerou que a tragédia é um "choque maior do que as palavras". Residentes na área descreveram ter ouvido uma explosão que estilhaçou as janelas das suas casas, a cerca de 100 metros de distância, tendo depois saído à procura de sobreviventes entre os escombros.
"Quando chegámos, havia corpos e partes de corpos por todo o lado espalhados pelo chão. Nos telhados consegui ver mãos e braços", disse Anita Prakash, uma residente, à cadeia de televisão CNN-IBN, acrescentando que já tinha levantado alguns receios em relação a espetáculos de fogo-de-artifício anteriores.
Uma equipa de especialistas médicos e paramédicos seguiu já de Nova Deli para ajudar nas operações de assistência sanitária, havendo relatos de corpos queimados na sequência da explosão.
A Marinha e a Força Aérea enviaram médicos e helicópteros, para transportar para unidades hospitalares doutras regiões os feridos em situação mais crítica. "Há a confirmação da morte de 102 pessoas e de 280 feridos que estão a ser distribuídos por vários hospitais. Agora, o nosso foco é dar o melhor tratamento e apoio aos feridos", disse o governador Oommen Chandy.
Os bombeiros e a polícia combateram as chamas durante toda a madrugada e manhã, bem como tentaram resgatar algumas das pessoas no meio do incêndio. Em imagens de vídeo amadores é possível ver e ouvir uma série de potentes explosões, associadas, depois, ao fumo em espiral. Residentes locais foram fotografados a transportar em braços feridos ensanguentados, enquanto outros relatos dão conta de corpos queimados irreconhecíveis.

Fonte: A Semana, 10 de Abril 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário